IVANA SCHMIDT
       A professora Ivana é proprietária da Academia de Dança Caribe desde 1995 (16 anos), e divulga a salsa e os ritmos caribenhos em Porto Alegre, além de ensinar samba no pé, pagode, forró, bolero, valsa e outras danças de salão. Começou a ensinar salsa estilo cubano, influenciada por várias viagens feitas a Cuba, a partir de 1993.

      Em 1997, junto com o professor cubano Alberto Abreu, ministrou aulas de salsa por três meses em Moçambique, na África.
      Em 2001,participou do "5° Festival Bacardi de la Salsa", em San Juan - Porto Rico, na América Central ( 27.07.2001 a 05.08.2001) e do 1º Encontro de Salsa de São Paulo (de 23 a 25.11.2001).
      Em fevereiro de 2002 fez de aulas de forró e axé em Porto Seguro e participou do 2º Encontro de Salsa de São Paulo (15 a 17.11.2002).
      Em 2003, juntamente com o professor cubano Arnel Hechavarria participou da Semana Salsera de São Paulo( de 17 a 20.02.2003).
      Em fevereiro de 2004 participou de aulas de forró em Fortaleza. Em outubro de 2004, visitou casas de salsa na Inglaterra e na França (onde há aproximadamente uns 40 bares e casas noturnas que dedicam noites à salsa e músicas latinas, como o zouk, bachata, merengue, cumbia, etc, e em menor número para o samba e forró.) Fez cursos em casas de salsa em Paris, onde são ministradas salsa estilo Cubano, estilo Los Angeles, estilo Porto Rico e estilo Colombiano.
      Em 2005 participou do Congresso Mundial de Salsa em SP (11 a 14.11.05), que contou com a presença de professores de várias partes do mundo.
      Participou do 1º Espetáculo Integração entre professores de Dança de Salão, no Teatro da AMRIGS em 30.06.06, apresentando uma Salsa Cubana com o bailarino da Equipe do Centro de Danças Naira Antunes, Taigor do Amaral.
      Em maio 2007 fez uma atualização em salsa cubana em Havana - Cuba, com os professores Izaias Rojas e Yacelis Sánchez, diretor e primeira bailarina do grupo de folclore afro cubano Ban Rra Rra, e com bailadores e bailadoras cubanas diversas.
      Em fevereiro de 2008 fez nova viagem a Cuba, conferindo os melhores lugares para bailar a legítima salsa cubana nesta ilha, conhecida como a Pérola do Caribe. Como sugestões para os que queiram visitar a ilha: Casa de la Música de Miramar e de Galleano, Salon Rojo do Hotel Capri, Havana Café no Hotel Meliá Cohiba. Os melhores shows, já apreciados em outras ocasiões são: em Havana na Boate Tropicana (mais de 50 anos de tradição) e no Café Parisien do Hotel Nacional. Em Varadero show do Hotel Internacional.
      Em maio de 2008 participou junto com Steeve P. Zèphir, como professora de salsa e merengue no encontro de Dança de Salão em Ijuí (ver link fotos). Este encontro teve o prof. Carlinhos de Jesus dando aulas de bolero, forró e samba, e os professores argentinos Ariel e Cecília dando aulas de tango. Em 2009, após a festa dos 15 anos da academia, no Bar Chipps, encerrou as atividades da escola de dança, passando a dar apenas aulas particulares.

 
 

STEEVE PIERRE ZÉPHIR
            Nasceu na cidade de Carrefour – Haiti, em 1985.
O Haiti fica na parte esquerda de uma das ilhas do mar do Caribe e vizinha à ilha de Cuba, que foi o berço da salsa, rumba, mambo, chá-chá-chá, etc. Na parte direita da mesma ilha fica a República Dominicana, berço do merengue.
           
Iniciou na dança tradicional em 2003, com a famosa bailarina e professora haitiana Viviane Gauthier. Participou de curso intensivo de salsa e chá-chá-chá em 2003, e curso de dança de salão da faculdade de dança da Universidade do Estado do Haiti, em 2004.      
             Estuda administração na UFRGS em Porto Alegre. Canta e compõe música zouk, tradicional na região em que vive. O zouk é originário das ilhas Guadalupe e Martinica, de língua francesa, como o Haiti, e também estão no mar do Caribe. Voltou a dançar em 2007, como monitor da Academia de Dança Caribe, e em 2008 iniciou como professor.     
          Participou do 1º Encontro de Dança de Salão de Ijuí, nos dias 22, 23 e 24 de maio, dando aula de salsa e merengue juntamente com a professora Ivana. Este encontro teve a participação de Carlinhos de Jesus nas modalidades de bolero, samba e forró, e dos professores argentinos Ariel e Cecília no tango.
          Em 29 de novembro apresentou seu estilo caribenho de bailar salsa com a professora Ivana Schmidt, no Baile de Dança de Salão, realizado no Espaço Tronix, no Shopping Total.
          Em  janeiro de 2009 fez curso de zouk, estilo brasileiro, com Renata Peçanha, no Rio de Janeiro e em julho participou do Congresso de Zouk também no Rio de Janeiro. A partir de março de 2009 deu aulas de salsa e zouk na Academia aos sábados à tarde.

          No ano de 2010 o Prof. Steeve deu aulas de zouk e salsa em Novo Hamburgo.  Entre os dias 04 e 13 de maio de 2010 esteve em visita ao Haiti, sua terra natal.  Em 2011 deu dando aulas de zouk na Escola Cadica Danças e Ritmos  - Rua General Caldwell, 866. Nos anos seguintes e neste ano de 2016, continuou dando aulas de zouk e agora de kizomba, em vários locais.